Costela assada na churrasqueira com papel alumínio

Ultima atualização :

Por Marcos

Costela assada na churrasqueira com papel alumínio

melhoreschurrasqueiras.com.br é suportado pelo leitor. Quando você compra através de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado sem nenhum custo adicional para você.

A costela é a queridinha das churrasqueiras e é usada a muito tempo para fazer churrascos. Por isso, existem formas muito tradicionais de assar costela, como no fogo de chão, mas também existem formas mais modernas e inovadoras, que podem adicionar ainda mais sabor e impressionar seus convidados. 

Uma ótima ideia na hora de assar a costela é embrulhá-la em papel alumínio, assim você consegue acelerar um pouco o processo e atingir uma consistência diferente sem perder o sabor.

Confira essas receitas de como assar costela na churrasqueira com papel alumínio e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Veja também Como assar costela na churrasqueira e ficar macia

Costela recheada no papel alumínio

Você vai precisar de:

  • 6 kg de costela
  • 2 cenouras em rodelas
  • 1 tomate picado
  • 1 linguiça calabresa em rodelas
  • 5 fatias de bacon
  • Sal de parrilla a gosto
  • Papel alumínio

Modo de preparo:

Misture e reserve em um recipiente as cenouras em rodelas, o tomate picado, a linguiça calabresa em rodelas e as fatias de bacon.

Com uma faca, faça um corte no meio do lado mais carnudo da costela, fazendo com que forme um “envelope” dentro da carne. Recheie a costela com a mistura que ficou reservada.

Depois disso, estenda o papel alumínio sobre uma bancada e faça uma cama com o sal de parrilla. Coloque a costela sobre ela e termine de salgar os lados que não ficaram em contato com o sal no papel alumínio.

Acenda a churrasqueira com fogo médio e deixe a costela assar em uma altura de aproximadamente 50 cm por 40 horas com os ossos para baixo. Quando esse tempo tiver terminado, retire o papel alumínio e volte a churrasqueira por 20 a 30 minutos ou até dourar.

Costela com cebola e cerveja no papel alumínio

Você vai precisar de:

  • 4,5 kg de costela
  • Rodelas de cebola
  • Papel alumínio
  • Sal grosso
  • Cerveja clara
  • Cheiro verde

Modo de preparo:

Estenda o papel alumínio na bancada e faça uma cama de cebolas com ele. Em seguida, tempere todos os lados da carne com sal grosso e coloque-a em cima das cebolas.

Coloque as rodelas de cebola restante por cima da carne e embrulhe-a com o papel alumínio, deixando somente um dos lados abertos. Despeje uma lata de cerveja da sua preferência dentro do embrulho e feche-o por completo.

Leve a churrasqueira com os ossos para baixo por 2 horas, vire e deixe mais 2 horas. Retire o papel alumínio e as cebolas e deixe por mais 30 minutos ou até dourar.

Pique o cheiro verde, coloque por cima da cebola e sirva junto com a costela.

Quantas horas costela no papel aluminio na churrasqueira?

Dependendo da qualidade do animal e dos ingredientes que você utilizou na carne, esse tempo pode variar. Se você tiver amaciado a carne com suco de abacaxi antes de preparar ou colocar cerveja dentro do papel alumínio, por exemplo, o tempo pode ser menor.

Além disso, o tamanho da costela influencia, é claro. Na maioria das vezes, o tempo varia de 3 a 4 horas, mais alguns minutos para dourar.

Como assar no papel aluminio na churrasqueira?

O princípio é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é embrulhar a carne em 2 ou 3 voltas de papel alumínio e levar para a churrasqueira.

Não se esqueça de tomar cuidado para que o papel não rasgue e tenha certeza de que todos os lados estão bem fechados, sem saídas de ar. Também é importante lembrar de usar uma grelha, pois o espeto irá furar o papel e o resultado não será o mesmo.

Como passar papel alumínio na costela?

Comece estendendo o papel alumínio em uma bancada e apoiando a costela em cima. Você pode aproveitar para temperar a carne desse jeito, assim os temperos que não grudarem na carne ficaram dentro do embrulho e não serão desperdiçados.

Em seguida, envolva a costela com uma das pontas do papel e gire ela na bancada, enrolando-a. É muito provável que os ossos da carne furem o embrulho, por isso você deve dar várias voltas.

Se o seu papel alumínio não for largo o suficiente para um bom acabamento nas laterais, passe mais uma volta no sentido contrário ao que passou na primeira vez.

Porque o papel alumínio não pega fogo?

O alumínio possui uma alta condutividade térmica, o que significa que ele recebe e perde calor facilmente. Esse é um dos motivos do porque o papel alumínio é tão usado para embrulhar alimentos que serão levados ao forno ou a churrasqueira: ele recebe o calor e repassa para o alimento muito rápido.

Além disso, por ser muito fina e ter uma superfície relativamente grande, o papel alumínio não é capaz de reter calor. Resumidamente, o pouco calor que é retido pelo papel alumínio é muito rapidamente expelido e por isso você dificilmente vai se queimar tocando nele, mesmo que tenha recém saído do fogo.

Como manter a comida quente com papel alumínio?

O alumínio pode ser um ótimo isolante térmico. Se precisar manter sua comida quente por mais tempo, deixe a parte brilhante virada para o alimento, para refletir as ondas de calor de volta para ele. Tentar deixar uma camada de ar dentro do embrulho, entre o papel alumínio e o alimento, também pode ajudar.

Dica importante:

Você sabe qual é o lado certo do papel alumínio?

Muitas pessoas ignoram isso, mas o lado certo do papel alumínio para ficar em contato com os alimentos é o brilhante. Ele serve como uma espécie de antiaderente, para que o alimento não grude. Além disso, ele é refletivo. Isso quer dizer que se ficar para o lado de fora irá refletir as ondas de calor que entram até o alimento, dificultando o cozimento.

Outro motivo muito importante é que ele é feito para que o alumínio não tenha riscos de contaminar a comida, evitando problemas futuros.

Observações:

A costela é uma carne de cozimento lento, extremamente macia e suculenta. Não se apresse, faça uma brasa leve e deixe-a assar pelas quantidades de horas necessárias, sem ficar abrindo o papel alumínio ou virando a carne muitas vezes.

Veja também Como assar costela de ripa na churrasqueira

Referências

https://zonacuriosa.com/por-que-o-papel-aluminio-nao-esquenta-muito-quando-e-levado-ao-forno

https://perguntaspopulares.com/library/artigo/read/308789-como-manter-a-comida-quente-com-papel-aluminio

https://pt.quora.com/Como-o-alum%C3%ADnio-conserva-a-temperatura-dos-alimentos