Para alguns, a costela minga é considerada uma parte com qualidade inferior na costela. No entanto, se bem preparada, ela pode surpreender e muito! Para provar que a costela minga é sim um ótimo corte e que pode ser extremamente saborosa, aqui vão 10 receitas com costela minga para você se deliciar e impressionar todo mundo:
Veja também Formas de fazer costela no bafo na churrasqueira
Costela minga com matambre no filme de poliéster
Você vai precisar de:
- Costela minga com matambre
- Sal de parrilla
- Filme de poliéster
Modo de preparo:
Comece fazendo cortes diagonais no matambre, formando losangos. Em seguida, tempere com sal de parrilla em todos os lados e embrulhe muito bem com o filme de poliéster, sem deixar saídas de ar. Você pode utilizar fitas adesivas para finalizar.
Leve a churrasqueira por 4 horas com o matambre para cima, virando ocasionalmente. Passado o tempo, retire com cuidado do fogo e deixe descansar por 5 minutos antes de retirar o filme de poliéster. Não se esqueça que vai estar muito quente e que o filme irá funcionar como uma panela de pressão, por isso a necessidade de esperar alguns minutos.
Leve novamente para a churrasqueira por 30 minutos ou até dourar e sirva.
https://vm.tiktok.com/ZMLkSN4bo/
https://vm.tiktok.com/ZMLkSdMQp/
Costela minga na cachaça
Você vai precisar de:
- Costela Minga
- Sal grosso
- Cachaça
- Papel alumínio
Modo de preparo:
Comece cortando o matambre ou a camada superior de gordura em losangos. Banhe em cachaça e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, adicione sal grosso em todos os lados.
Enrole em 5 voltas de papel alumínio e leve ao forno. Após 4 horas, retire do papel alumínio e leve à churrasqueira por mais 30 minutos ou até estar bem douradinha.
https://vm.tiktok.com/ZMLkBn6BQ/
Costela no papel celofane
Você vai precisar de:
- Costela minga
- Sal grosso
- Papel alumínio
- Papel celofane
Modo de preparo:
Comece fazendo furos com uma faca por toda a carne, para o sal penetrar melhor e trazer mais sabor. Em seguida, tempere com sal grosso por todos os lados da costela e embrulhe cuidadosamente com o papel celofane, verificando se não ficou nenhum buraco ou abertura.
Por cima do papel celofane, embrulhe também com papel alumínio e leve à churrasqueira. Deixe somente a brasa, sem deixar o fogo subir e espere cerca de 1 hora e meia para virar a costela e deixar por mais 1:30h.
Durante todo o processo, tome cuidado para que os papéis que estão em volta da costela não rasguem. Quando o tempo determinado acabar, retire o embrulho e deixe por mais 30 minutos ou até dourar.
Costela desossada recheada com bacon e calabresa no bafo
Você vai precisar de:
- Costela
- 3 linguiças calabresas
- 1 kg de bacon
- Sal de parrilla
- Pimenta do reino
Modo de preparo:
Você pode pedir que seu açougueiro desosse e limpe a costela ou fazer isso em casa, como preferir. Lembre-se de pedir uma costela com bastante gordura, para que fique suculenta. Para um melhor resultado, deixe a costela sem ossos, sem membranas e sem o matambre.
Fatie o bacon e as calabresas e recheie a costela com eles. Para isso, cubra de uma das pontas até um pouco depois do centro da carne, deixando a outra ponta livre. Começando pela extremidade coberta com o recheio, enrole a costela, deixando-a com o formato de um rocambole.
Utilize barbantes para amarrar a costela nesse formato e tempere a parte externa com sal de parrilla e pimenta do reino. Leve a churrasqueira a bafo por 8 horas a 10 horas, girando sempre que se passarem 2 horas. Caso deseje adicionar mais sabor e aroma, você pode colocar alguns pedaços de lenha de macieira na sua churrasqueira.
Passado o tempo necessário, retire da churrasqueira e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Agora é só degustar essa receita incrível!
Costela minga desossada no espeto
Você vai precisar de:
- Costela limpa e desossada, sem matambre
- Sal triturado ou de parrilla
- Espeto espada
- Lenha
Modo de preparo:
Tempere todos os lados da costela com sal e utilize um espeto espada para fazer furos em linha reta no meio da costela, entrando por um lado e saindo por outro, de forma que ela fique presa ao espeto em formato de ondas, como na foto abaixo. Tenha certeza de que a carne não ficará pendendo para os lados.
Utilize lenha para fazer brasa e deixe a costela assando a uma distância em que seja suportável deixar sua mão por cerca de 5 segundos sem se queimar. Depois de 1 hora, vire a costela e deixe por mais 30 minutos na brasa. Se precisar, vire para terminar de assar e dourar onde for necessário e sirva com os acompanhamentos que preferir.
Costela com alho e sal grosso
Você precisa de:
- Costela com ou sem matambre
- Sal grosso
- Alho
- Azeite de oliva
Modo de preparo:
Corte o alho em pedaços bem pequenos e esprema com a faca contra uma tábua ou bancada para liberar ainda mais sabor. Coloque dentro de um recipiente e misture com o azeite de oliva.
Caso escolha deixar o matambre na costela, faça cortes diagonais formando losangos. Espalhe a mistura de alho e azeite em todos os lados da costela e leve à churrasqueira. Deixe a carne em uma distância do fogo em que seja suportável deixar sua mão por 5 segundos sem se queimar.
Comece deixando o matambre para baixo por alguns minutos, apenas para tostar. Asse com os ossos para baixo por cerca de 3 horas e sirva com os acompanhamentos que preferir.
Costela com chimichurri
Você vai precisar de:
- Costela limpa e sem matambre
- Chimichurri
- Azeite
- Sal
- Papel alumínio
- Lenha de laranjeira
Modo de preparo:
Passe o azeite na carne e em seguida tempere com chimichurri e sal a gosto. Leve a churrasqueira (que deve estar já com lenha de laranjeira) e deixe 20 minutos com a gordura para baixo para dourar.
Vire os ossos para baixo e deixe por volta de 1 hora. Envolva bem em papel alumínio e volte a churrasqueira por mais 1 a 2 horas, dependendo do tamanho e da qualidade da sua costela. Retire e está pronta para servir.
Costela minga com pico de gallo
Você vai precisar de:
- 4 kg de costela Minga
- 1 dose de cachaça
- Sal a gosto
- Papel alumínio
Para o pico de gallo:
- 4 dentes de alho
- Pimenta dedo de moça
- Pimenta Jalapeno
- 3 tomates
- 1 cebola
- Coentro
- Sal
- Limão
- Raspas de limão
- Azeite
- Molho de pimenta
- Pimenta do reino, se desejar
Modo de preparo:
Inicie fazendo cortes diagonais no matambre, formando losangos, para que o tempero penetre melhor. Dê um banho de cachaça na carne e tempere com sal grosso ou granulado em todos os lados. Enrole em 4 voltas de papel alumínio com cuidado para não rasgar e deixe de 3 a 4 horas na churrasqueira.
Para acompanhar, faremos um pico de gallo. Pique os tomates, a cebola, o coentro e o alho em pedaços bem pequenos e misture. Tire o miolo com as sementes da pimenta jalapeno e da pimenta dedo de moça, pique e adicione a mistura também. Coloque uma pitada de sal, pimenta do reino em pó, molho de pimenta, um pouco de azeite, raspas e suco de limão.
Finalizado o tempo da costela, retire do papel alumínio e sirva com o pico de gallo.
Costela minga ao alho
Você vai precisar de:
- Costela minga com matambre
- 2 cabeças de alho
- Sal de parrilla (se preferir, pode usar sal grosso)
- Papel alumínio
Modo de preparo:
Faço pequenos buracos na carne com a faca e recheie eles com dentes de alho. Use aproximadamente 1 cabeça e meia de alho. Faça alguns cortes diagonais no matambre e tempere com sal de parrilla.
Pique o alho restante em pedaços muito pequenos ou triture, se preferir. Espalhe por todos os lados da carne. Embrulhe a carne com papel alumínio e leve à churrasqueira. A carne deve estar em uma altura onde seja suportável deixar sua mão por 5 a 10 segundos.
Deixe a parte do osso virada para baixo e depois de duas horas, vire e deixe por mais 30 minutos. Desembrulhe e use a gordura com alho que escorreu dentro do papel alumínio para pincelar a carne enquanto ela fica mais 15 minutos na churrasqueira para dourar.
Costela minga tradicional no saco de carvão.
Você vai precisar de:
- Costela minga
- Sal grosso a gosto
- 1 saco de carvão vazio
Modo de preparo:
Faça cortes superficiais em diagonal no matambre e paralelo aos ossos. Tempere com sal grosso em todos os lados, sem medo de exagerar. Coloque a costela dentro do saco de carvão e feche.
Leve ao andar superior da sua churrasqueira e deixe por 2 a 4 horas, dependendo do tamanho da sua costela. Pouco antes de finalizar, retire do saco e deixe dourar por mais 30 minutos em média.
Depois de todas essas receitas, pode ser que você ainda tenha uma dúvida sobre a costela minga: quanto tempo para assar?
Isso irá depender muito da quantidade e principalmente da qualidade da sua costela, além do método que estiver utilizando, mas normalmente é possível assar uma costela minga em 2 a 5 horas.
Uma dica extra:
Enquanto deixa sua costela no fogo, você pode servir aperitivos para seus amigos e familiares que estão esperando. Uma boa ideia é comprar a costela com matambre e retirar antes de prepará-la. Você pode temperar com sal, chimichurri ou outros temperos de sua preferência e deixar na grelha da sua churrasqueira até ficar crocante. Corte em pequenos quadradinhos e deguste!
Observação:
Nem sempre você vai encontrar a costela minga por esse nome. Na verdade, costela minga é outra forma de chamar o corte conhecido por ponta de agulha, que fica na parte inferior da caixa torácica do boi. Esse corte possui ossos mais finos e também mais gordura do que a costela janela, por exemplo, mas em compensação sua camada de carne é maior.
Leia também 5 formas de fazer costela suína na churrasqueira