Para uma carne de cocção lenta como a costela, a churrasqueira a bafo pode ser o toque que faltava para deixar seu churrasco perfeito! No entanto, muitas dúvidas ainda surgem e para que você tenha certeza se esse tipo de churrasqueira é ideal para você, eu trouxe 3 receitas diferentes de costela na churrasqueira a bafo.
Além disso, ainda trouxe uma receita extra de peixe recheado com manteiga de ervas na folha de bananeira e a resposta para algumas perguntas que vocês tem me feito aqui nos comentários.
Leia também 5 formas de fazer costela suína na churrasqueira
DICAS E OBSERVAÇÕES
Como assar carne em uma churrasqueira a bafo?
O processo é na realidade muito simples. Para iniciar, você precisa de um braseiro reluzente, incandescente, já gerando uma boa quantidade de calor. Não coloque a carne enquanto a brasa ainda estiver iniciando.
Além disso, é bom que sua churrasqueira lhe dê a oportunidade de alimentar o carvão ou a lenha sem precisar mexer na carne, pois será necessário fazer isso a cada 1 hora, em média.
Não esqueça de deixar todas as entradas e saídas de ar abertas, para que a churrasqueira a bafo possa funcionar do jeito certo.
Para que serve a chaminé da churrasqueira a bafo?
Todas as entradas e saídas de ar servem para que o fogo continue acesso. Caso não tenha oxigênio entrando, o fogo irá apagar. Além disso, para que não se torne uma panela de pressão, é necessário que o ar que já alimentou o fogo saia..
Qual é a melhor costela para fazer no bafo?
A costela mais usada em churrascos é a costela minga. Ela tem muita gordura, mas o pedaço de carne é mais grosso do que nas outras costelas. Ela sai da parte inferior da caixa torácica do boi e possui ossos mais finos. É uma ótima opção de costela para fazer no bafo.
Qual a temperatura ideal para fazer costela no bafo?
Para que a carne não fique ressecada e possa assar lentamente, a temperatura ideal é entre 85°C e 100°C.
Agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre como assar costela na churrasqueira a bafo, vamos colocar a mão na massa!
RECEITAS DE COSTELA NA CHURRASQUEIRA A BAFO
Costela tradicional na churrasqueira a bafo
Você vai precisar de:
- Costela
- Sal grosso
- Papel alumínio
Modo de preparo:
Estenda uma folha de papel alumínio na sua bancada e faça uma cama de sal grosso do tamanho da sua peça de costela. Tempere os outros lados da carne com o sal e a enrole com 2 voltas de papel alumínio.
Leve a churrasqueira a bafo e deixe assar por aproximadamente 4 horas, alimentando o carvão ou a lenha a cada 1 hora, se necessário.
Desembrulhe, retire o excesso de sal grosso e está pronto para servir.
Costela no bafo com suco de laranja
Você vai precisar de:
- Costela
- 3 Laranjas (de preferência laranjas mais azedas ou que ainda não tenham amadurecido por completo)
- Manteiga ou margarina
- Sal grosso
- Tempero pronto para carne
- Alho picado
- Rodelas de cebola
- 2 ramos de alecrim
- Cominho e pimenta do reino (opcional)
- Papel alumínio
Atenção: É necessário iniciar a receita no dia anterior.
Modo de preparo:
No dia anterior ao que você pretende assar a carne, coloque a costela em um recipiente fundo e despeje o suco de 3 laranjas por cima dela. Conforme o passar das horas, vire a carne para que todos os lados fiquem em contato com o suco que irá ficar no fundo do recipiente.
Já no dia do seu churrasco, passe um pouco de margarina por toda a costela, para que o sal grosso tenha uma melhor aderência. Em seguida, despeje o sal, o alho e o tempero pronto em todos os lados da carne. Se desejar, adicione também o cominho e a pimenta do reino.
Estenda o papel alumínio sobre uma bancada e faça uma cama com as rodelas de cebola sobre ele. Coloque a costela por cima, com os ossos virados para baixo e insira os ramos de alecrim sobre a carne. Embrulhe com 3 ou 4 voltas do papel.
Deixe na churrasqueira a bafo por 3 horas e 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 20 minutos para dourar.
Costela com cebola no bafo
Você vai precisar de:
- Costela
- Cebola
- Sal de parrilla
- Papel alumínio
Modo de preparo:
Estenda o papel alumínio sobre uma bancada e faça nele uma cama com rodelas de cebola. Coloque a costela por cima e tempere com sal de parrilla ou, se preferir, sal grosso. Embrulhe com 2 a 3 camadas de papel alumínio, sem deixar rasgos.
Leve a churrasqueira ao bafo por 4 horas. Para finalizar, retire do papel alumínio e deixe por mais 20 minutos ou até dourar. Retire e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.
BÔNUS EXTRA
A costela realmente é uma carne maravilhosa para ser preparada no bafo. No entanto, o que mais pode fazer na churrasqueira a bafo?
Além de carnes vermelhas como a costela e a picanha, você também pode preparar frango, peixes e até legumes. Para lhe mostrar como, eu trouxe uma receita de peixe recheado com manteiga de ervas assado na folha de bananeira.
Você vai precisar de:
- 1 tilápia de aprox. 2 kg limpa
- Cebolinha
- Alecrim
- Coentro
- 1 pimenta vermelha
- Manteiga
- Sal
- 3 folhas de bananeira
Modo de preparo:
Corte bem as ervas e coloque em um recipiente com a pimenta já sem sementes, sal e um pouco de manteiga. Amasse tudo com uma colher e misture bem. Faça um corte embaixo da tilápia e recheie com a mistura que você preparou. Se seu peixe for muito alto e você achar necessário, faça um corte por cima e recheie também.
Passe um pouco da mistura pelo lado de fora do peixe e adicione mais um pouco de sal. Abra uma folha de bananeira em cima de uma bancada e coloque o peixe em cima. Enrole a tilápia com as folhas, formando um embrulho.
Deixe na churrasqueira por cerca de 1 hora e 10 minutos. Retire as folhas de bananeira e sirva.
Mas e você, já possui uma churrasqueira a bafo? Caso queira saber a que eu recomendo ou queira minha opinião sobre a churrasqueira que está pensando em comprar, deixe aqui nos comentários que vou estar conferindo.
Veja também 3 formas de usar o papel alumínio para peixe na churrasqueira