Se você está pensando em reunir a família e os amigos para confraternizar em um final de semana de sol, não existe nada melhor do que uma costelinha de porco feita na churrasqueira. Sabendo disso, eu trouxe 5 receitas diferentes de costela suína para você fazer na sua casa, mesmo que não tenha nenhuma experiência.
Leia também 5 formas e dicas para assar costela
Se você nunca preparou nenhuma dessas receitas, tenho certeza de que você tem dúvidas sobre como fazer costela de porco a pururuca na churrasqueira ou como fazer costelinha suína na brasa. Não se preocupe, vou responder todas as suas dúvidas e ainda lhe mostrar como dar um toque especial na carne com essas receitas:
Costelinha suína marinada na churrasqueira
Ingredientes para marinada:
- 350 ml de suco de maçã concentrado
- 500 ml de vinagre de maçã
- 1/2 tablete de manteiga (100g) derretida
- 1 colher de sopa de pimenta do reino moída
- 1 colher de sopa de páprica picante
- 1/2 limão siciliano fatiado
- 80g de sal fino
- 100g de açúcar
- 10 colheres de sopa de molho de pimenta sriracha
Modo de Preparo Marinada:
Para preparar a marinada é muito simples. Você deve apenas misturar bem todos os ingredientes e reservar até o momento de utilizarmos na costelinha suína que vamos preparar. O rendimento aproximado dessa marinada é de 1 litro e é a quantidade exata que vamos precisar no próximo passo da receita.
Para a costelinha suína você vai precisar de:
- 1 Costelinha suína
- 1L de Marinada
- Papel alumínio
Modo de Preparo da costelinha suína:
Com bastante antecedência, coloque a costelinha em uma forma e cubra com a maior parte da marinada (aproximadamente 900 ml) e deixe na geladeira por volta de 12 horas.
Depois desse tempo, retire a costelinha da forma e embrulhe muito bem, sem deixar saídas de ar, com três folhas de papel alumínio, que devem ter no mínimo o dobro do tamanho da sua carne.
Você deve colocar a costela embrulhada na churrasqueira e observar até que o papel alumínio fique estufado. Quando isso acontecer, deixe por mais 50 minutos e retire para desembrulhar com cuidado.
Feito isso, coloque mais um pouco da marinada (aproximadamente 50 ml) e leve novamente para a churrasqueira.
Com os 50 ml restantes de marinada, pincele a carne enquanto a deixa dourar. Deixe 5 minutos de um lado, vire e espere mais 5 minutos.
Passado esse tempo, retire da churrasqueira e deixe descansar por 1 ou 2 minutos antes de servir.
Costela suína com molho barbecue caseiro na churrasqueira
Você vai precisar de:
- 1 Costelinha suína
- 1 ½ xícara de ketchup
- 3 colheres de sopa de vinagre
- 1 colher e meia de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de cebola em pó
- 1 colher de chá de alho em pó
- ½ colher de chá de chili em pó
- 2 colheres de mostarda Dijon
- 1 colher e meia de sopa de molho inglês
- 2 colheres de sopa de óleo de canola
- 1 colher de sopa de molho shoyu
- 3 colheres de sopa de bourbon
- Papel alumínio
Modo de preparo:
Caso a costelinha que você comprou já não esteja preparada para essa receita, retire o matambre e limpe o excesso de gordura da carne.
Feito isso, tempere com sal e pimenta, espalhando bem dos dois lados da costelinha. Coloque na churrasqueira em fogo médio e deixe assar por cerca de duas horas. Nos primeiros 60 minutos, deixe a parte dos ossos para baixo e no tempo restante vire de forma que os ossos fiquem para cima.
Enquanto aguarda o processo de cocção lenta da costelinha suína, comece a preparar seu molho barbecue. Para isso, utilize um recipiente onde você possa misturar o ketchup, o vinagre, o açúcar mascavo, a cebola, o alho e o chili em pó, a mostarda dijon, o molho inglês o óleo de canola, o molho shoyo e um pouco de bourbon.
Leve essa mistura para a panela e fique mexendo em fogo médio por aproximadamente 5 minutos.
Quando as 2 horas da costela terminarem, retire ela da churrasqueira e coloque sobre papel alumínio. Pincele com o molho barbecue em todos os lados e enrole completamente a carne no papel alumínio, dando pelo menos 3 voltas.
Retorne a costelinha suína à churrasqueira por mais 1 hora. Finalizado, retire do papel alumínio e pincele mais do molho barbecue preparado. Sua carne estará macia e pronta para ser degustada!
esta receita fica muito boa na churrasqueira a bafo.
Costelinha suína pururuca
Você vai precisa de:
- Costela suína
- Dry rub a gosto
- Sal grosso
- Uma assadeira
Modo de preparo:
Comece cobrindo a parte dos ossos e as laterais da sua costelinha suína com dry rub a gosto. Se preferir, você também pode utilizar algum outro tempero de sua preferência. Por enquanto, não é necessário temperar a parte do couro.
Coloque na churrasqueira a 60 cm da brasa com os ossos para baixo. Na parte de cima da carne, que não foi temperada, coloque uma camada generosa de sal grosso, sem medo. Cubra com cuidado com uma assadeira virada para baixo e deixe por 3 horas assando.
No final desse período, retire com cuidado a assadeira, que vai estar quente, e com a ajuda de uma espátula retire o sal grosso de cima da carne. Para que não caia na brasa, você deve posicionar algo embaixo para aparar. A assadeira utilizada anteriormente pode servir.
Gire a carne, deixando o couro para baixo por mais 30 minutos. No final, aproxime bem da brasa, ainda com o couro para baixo, e deixe até que fique dourado e crocante. Tome cuidado para não deixar queimar. Sirva com os acompanhamentos que preferir!
para deixar com aquele sabor defumado uma boa ideia é usar as churrasqueiras americanas.
https://vm.tiktok.com/ZMLrhmocX/
Costela suína na churrasqueira
Você vai precisar de:
- 3 kg de costela suína
- Alho
- Chimichurri
- Azeite
- Páprica
- Suco de 3 limões
- Sal
- Pimenta do reino
- Óleo
- Papel alumínio
Modo de preparo:
Comece temperando com o chimichurri, o azeite, a páprica, o suco de 3 limões, o sal e a pimenta do reino a gosto. Coloque pedaços de alho picado por cima da carne. Deixe descansar por 12 horas e somente depois desse período, embrulhe em papel alumínio.
Leve à churrasqueira por 3 horas e em seguida retire o papel alumínio, deixando ali até dourar.
Para finalizar, jogue óleo fervendo no couro para pururucar e sirva.
Você vai precisar de:
- 1 costelinha de porco
- Sal grosso
- Papel alumínio
Modo de preparo:
Comece temperando todos os lados da sua costelinha com sal grosso em uma boa quantidade, sem medo. Em seguida, envolva bem a costelinha em papel alumínio, com cuidado para não deixar buracos. Leve para a churrasqueira e deixe assar por 1:30h de um lado, vire e deixe pelo mesmo tempo do outro lado.
Para finalizar, retire todo o papel alumínio com cuidado para não se queimar e leve novamente até a churrasqueira até dourar. Sirva com os acompanhamentos que preferir.
Para deixar sua receita ainda mais gostosa, você precisa saber qual é a melhor carne de porco para churrasco.
É claro que a costela é uma ótima opção, por isso falamos tanto dela aqui. No entanto, por ser uma carne mais gordurosa, precisa assar em fogo lento para ficar suculenta e é uma boa escolha marinar antes do preparo para adicionar mais sabor.
Outras ótimas opções são o filé mignon suíno, que é macio e muito saboroso, o lombinho, que é um corte nobre com poucos ossos e pouca gordura, a picanha, que é tão suculenta quanto a carne bovina, a maminha, a bisteca, a sobrepaleta e o pernil, todos muito saborosos por natureza.
Dica extra:
Tome muito cuidado para não passar do ponto. A carne suína perde a suculência com muita facilidade e acaba ficando ressecada se você não souber a hora de tirar do fogo.
Leia também As 2 melhores formas para assar costela na churrasqueira