8 formas diferentes de fazer cupim na churrasqueira

Ultima atualização :

Por Marcos

8 formas diferentes de fazer cupim na churrasqueira

melhoreschurrasqueiras.com.br é suportado pelo leitor. Quando você compra através de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado sem nenhum custo adicional para você.

Fazer cupim já virou tradição no churrasco dos Brasileiros, e cada vez mais surgem novas receitas e métodos de preparo desse corte que vem se valorizando e ganhando cada vez mais adeptos.

O cupim é uma carne que contém bastante gordura ao seu redor, sendo chamado de marmorizado em razão disso. Esse corte assado se torna muito saboroso e macio.

Sendo assim, preparei essas 8 formas diferentes de fazer cupim na churrasqueira para você explorar ao máximo este fantástico corte.

Leia também Como assar cupim na churrasqueira com papel alumínio

Cupim assado no Papel Alumínio

Cupim assado no Papel Alumínio

Você pode fazer seu cupim assado no papel alumínio, sendo essa a forma mais tradicional de assar o cupim, tendo em vista que seu tempo de preparo é prolongado e o papel alumínio conserva o calor interno gerado pela brasa e assa a carne.

Leve em consideração que o tempero do cupim deve ser realizado antes de ser enrolado com o papel alumínio, sendo o método mais tradicional através do sal, mas, também, com a possibilidade de colocar pimenta, louro, páprica e outras especiarias.

Deve ser colocado em uma grelha ou espeto e ser assado por aproximadamente 3:30 a 5 horas. Para saber se o ponto já está bom, pode ser usado um pedaço de arame para espetar a carne, se atravessar, estará na hora de tirar do fogo e servir.

Quanto mais tempo de fogo, menor é a probabilidade de retirar o cupim do papel alumínio e ter que levá-lo de volta ao fogo para dourá-lo, seja como for, isso dependerá do gosto e tipo de cupim que você deseja obter.

Cupim assado no Papel Celofane

Essa é uma forma de assar o cupim bastante tradicional também, muito usada em churrascarias. 

Envolve um processo muito semelhante àquele do papel alumínio, a diferença é que o papel na qual é envolto o cupim é o papel celofane. Este papel requer mais cuidados quando exposto à brasa, necessitando que seja espetado o cupim, permitindo uma altura razoável.

Atente-se que devem ser feitas várias voltas de papel celofane ao redor da carne, prendendo bem nas pontas para evitar vazamentos e perda de calor interno. Você deve embalar o cupim como se fosse uma bala.

A tendência de assar com papel celofane é ter uma carne mais esbranquiçada ao final da cocção, demandando o retorno da peça à churrasqueira para dourá-la.

Tome cuidado quando retirar a carne do fogo pela primeira vez em razão do acúmulo de água e gordura dentro do papel celofane.

Cupim assado na manteiga no Papel Alumínio

Essa forma de fazer cupim também é muito apreciada e muito difundida, na medida em que acrescenta uma gordura extra na parte externa da carne.

Pode parece que ficará muito gordurosa a carne, todavia, a cocção com manteiga além de garantir ainda mais maciez na carne, dará um gosto especial na hora da refeição.

O procedimento é muito similar aos demais, deverá ser colocado pedaços generosos de manteiga ao redor do cupim e massageá-lo, para garantir a aderência em todos os lados. Após, tempera-se com sal e demais ingredientes caso queira e enrolar no papel alumínio e levar ao fogo.

O tempo de preparo é similar, variando entre 3:30 e 05 horas.

Cupim Casqueirado

O cupim casqueirado é uma forma de fazer esse corte um tanto quanto mais rápido que as demais. Esta forma de cupim é no espeto, bastando salgá-lo e temperá-lo conforme o seu paladar e levar ao fogo.

Aqui o fogo deve ser alto, com alguma chama, mas que não toque na carne, para não queimá-la, e requer maior atenção e que a carne seja virada a cada 10 minutos ou menos.

Após todos os lados tiverem sido cozidos, deve-se retirar o cupim e cortar lascas finas e servir, esse é o casqueirado. 

A ideia é colocar novamente sal no cupim e devolve-lo ao fogo, repetindo o mesmo procedimento, até o tanto que tenha de carne. É uma forma de comer o cupim em lascas finas, de forma um pouco mais rápida.

Tome cuidado para não queimar a carne, tampouco para assar mais de um lado do que o outro.

Cupim Recheado e assado no Papel Alumínio

O cupim recheado é outra forma muito bacana de se cozinhar, podendo ser feito de duas formas.

Você pode fazer os furos no seu cupim ainda quando estiver cru e rechear com queijo, bacon, linguiça, alho, cebola ou o que preferir, enrolar bem no papel alumínio após temperá-lo na parte externa e levar ao fogo, por aproximadamente 3:30 horas. Após, basta retirar o papel alumínio e levar ao fogo para dourá-lo, rapidamente.

A outra forma é fazer o cupim de maneira tradicional, temperando com sal, ou sal e manteiga e enrolar no papel alumínio e levando ao fogo. Neste caso, deixe o seu cupim por aproximadamente 5 horas. Após, retire o cupim, faça um corte na sua vertical, mas sem que seja completo e recheie com queijo. 

Feito isso, amarre com barbantes e devolva ao fogo por mais 10 minutos, aproximadamente.

Cupim recheado é certeza de uma boa pedida para o churrasco e você vai surpreender seus convidados.

Cupim em Bifes na Grelha

Já essa forma de fazer cupim é interessante e requer uma grelha parrilla para ficar perfeito.

Neste caso, você pegará sua peça de cupim e dividirá na metade, ou, caso já seja metade de uma peça, fatie bifes da espessura de um dedo médio, sempre a favor da fibra da carne. Faça quantos bifes você conseguir com seu pedaço de cupim e necessidade de servir. 

Após, coloque sal a gosto e os temperos que desejar e deixe marinando de um dia para o outro dentro da geladeira. É importante que você vá observando os bifes e pincelando o tempero, podendo incluir um pouco de vinho branco ou vinagre.

No dia seguinte, esquente bem sua grelha e coloque seus bifes de cupim para assar, no estilo parrilla

Aproximadamente 7 a 8 minutos de cada lado e pronto!

Cupim na panela de pressão e assado no Papel Alumínio

Esse tipo de cozimento do cupim requer uma etapa anterior ao fogo e consiste em deixar o cupim em uma panela de pressão entre 30 e 40 minutos, juntamente com sal e umas folhas de louro.

Após passado esse tempo, repita o procedimento de enrolar no papel alumínio, após temperá-lo a gosto, podendo usar o próprio caldo da panela de pressão para banhá-lo. 

Vale lembrar que pode ser adicionado sal novamente, podendo incluir alguns pedaços de pimentão também, para ressaltar o sabor.

Após, basta levar seu cupim para o fogo, deixando-o por aproximadamente 3:30 a 4 horas, tendo em vista seu anterior cozimento.

Cupim na churrasqueira a bafo

Por fim, o cupim na churrasqueira a bafo requer uma etapa posterior ao cozimento no fogo com papel alumínio.

Note, os procedimentos são muito parecidos, o que diferencia é a forma de finalização do seu cupim, como é o caso do cupim a bafo. Você poderá temperar sua peça de cupim da maneira que desejar, todavia, para esta situação, não é possível fazer recheado.

Após devidamente temperado e embrulhado, preferencialmente no papel alumínio, coloque para assar por aproximadamente 4 horas. Retire seu cupim do fogo e desembrulhe. Agora, com o auxílio de uma grelha, em fogo muito baixo, deixe defumando por mais 1 hora, em brasa muito baixa, já de final de churrasco mesmo.

Após essa hora de defumação, sirva!

Dicas:

  • Procure fazer o fogo da churrasqueira com lenha, pois dará um sabor e aroma especial à carne;
  • Não abra muito os buracos para facilitar na hora do recheio;
  • Procure fazer furos retos, para não machucar muito o restante da peça;
  • Cuida na hora de desembrulhar o cupim do papel alumínio, sempre tenha alguma vasilha por perto para escorrer o líquido;
  • Preste atenção no fogo, não deixe nem muito alto nem que fique muito fraco.

Observações:

  • Sempre enrole bem o papel alumínio e dê bastante voltas, não economizando na vedação, que fará toda a diferença;
  • Tire os excessos de pele e gordura da parte externa do cupim;
  • Atente para cortar o cupim, se desejar fazer bifes, a favor da fibra antes de assar, para não endurecer a carne.
  • Leve em consideração que é um tempo de cocção longo, logo, seu preparo deve ser bem antecedente.
  • Não apresse o fogo, a diferença é o tempo em contato com o calor para cozimento e não a intensidade.

Como amaciar cupim para assar na brasa?

Existem algumas alternativas para amaciar o cupim. Uma delas é como já referi anteriormente, colocá-lo numa panela de pressão por 30 a 40 minutos, o que já facilitará na hora do cozimento.

Outra opção é cobrir a carne com leite e deixar marinar na geladeira por 12 horas. Outra dica com alimento, é usar o limão na carne, bastando esfregá-lo no seu cupim e deixar de molho por algumas horas.

Por fim, uma dica que não se recomenda fazer é o uso do martelo de carne, na medida em que estará estragando as fibras da carne, além de poder deixar com um aspecto feio e desagradável.

Quanto custa o quilo do cupim?

Tudo vai depender do Estado em que está comprando e o tipo de açougue, se é um de bairro, um de supermercado ou um no estilo mais boutique de carnes. Em média, o quilo do cupim custa entre R$32,00 e R$35,00 reais.

Como fazer um cupim no espeto Giratorio?

O cupim no espeto churrasqueira giratória segue a mesma lógica do cupim enrolado no papel alumínio, a diferença é de que ele estará fixado pelo espeto em constante movimento.

O modo de preparo, neste caso, independe, devendo ser observado e levado em consideração a temperatura da churrasqueira, a quantidade de brasa, a altura da carne com relação ao fogo e o tempo de cozimento.

O espeto giratório pode ser uma opção muito útil para quem deseja fazer o cupim casqueirado, na medida em que permite a cocção de modo uniforme, só leve em consideração a quantidade de fogo.

Quanto pesa uma peça de cupim?

Uma peça inteira de cupim, que é mais difícil de encontrar, inclusive, no mercado tradicional, pesa aproximadamente 4kg a 8kg. Para compra no varejo é possível encontrar a partir de 500g.

Quantas calorias tem o cupim?

O cupim é uma carne que apresenta maior teor de adiposidade, ou seja, é uma carne mais gordurosa, e portanto, requer um consumo com moderação. Em razão disso, estima-se que a cada 100g de cupim tenha aproximadamente 250 calorias, o que é um valor bem elevado pela quantidade.

Pode comer cupim na dieta?

O cupim, como já referimos, é uma carne mais gordurosa, contendo maior quantidade de gorduras saturadas. Seja como for, não é proibido seu consumo durante a dieta, desde que seja moderado e leve em consideração o contexto e demais opções.

Leia também Assar Cupim direto na Brasa da Churrasqueira

Deixe um comentário