A fraldinha é uma carne muito macia e, se bem feita, pode ficar suculenta também. Sendo uma carne de segunda, a fraldinha é uma opção de corte mais barata e por isso muito usada nos churrascos brasileiros.
No entanto, para não errar, é importante saber a forma correta de escolher sua carne. A dica universal nessa hora é ir a um açougue de confiança, que tenha cuidado e higiene, além de bois de boa procedência.
Além disso, também é importante ver a cor, a textura e o cheiro da carne.
Leia também O melhor jeito de fazer panceta na churrasqueira
Qual a melhor e mais barata carne para churrasco?
A fraldinha é uma ótima opção de carne boa e barata que fica ótima para fazer churrasco. Além disso, você pode usar maminha, acém, linguiça, frango e até costelinha de porco para fazer um churrasco variado sem gastar tanto com peças caras.
Qual a diferença entre maminha e fraldinha?
Apesar das duas carnes serem retiradas da traseira do boi, a maminha fica entre o lombo e a coxa, enquanto a fraldinha fica perto da costela. Na prática, a maminha é uma carne nobre muito macia e com menos gordura do que a fraldinha.
Qual o nome da carne conhecida como fraldinha?
Fraldinha é um nome popular para um corte chamado vazio que fica entre a costela e a traseira do boi.
Como deixar a fraldinha macia para o churrasco?
Existem algumas formas de amaciar a carne. Boas opções são bicarbonato de sódio, cerveja, azeite, vinagre ou suco de algumas frutas, como limão ou abacaxi.
Dito isso, trouxe para você 5 maneiras de fazer fraldinha na churrasqueira. Confira:
Fraldinha na churrasqueira com louro e pimenta do reino
Você vai precisar de:
- 1 kg de fraldinha
- 2 colheres de sopa de azeite
- 3 dentes de alho amassado
- 2 colheres de chá de pimenta do reino preta em pó
- 2 colheres de chá de sal grosso
- 2 folhas de louro
Modo de preparo:
Em uma assadeira, fure a carne com um garfo para que o tempero penetre melhor na carne. Espalhe o azeite em toda a carne e então tempere com o alho, o sal grosso, a pimenta do reino. Não esqueça de temperar todos os lados.
Pique bem as folhas de louro e espalhe pela fraldinha. Leve para a churrasqueira e deixe grelhar por 15 minutos em cada lado. Não deixe muito próximo da brasa. Passado esse tempo, coloque em uma assadeira e reserve sobre a grelha.
Uma boa opção de acompanhamento são fatias de limão ciciliano.
Fraldinha na manteiga
Você vai precisar de:
- Fraldinha
- ½ xícara de chá de manteiga
- Sal grosso a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Misture muito bem o sal, a pimenta do reino e a manteiga. Passe essa mistura no lado da fraldinha onde fica a gordura. Leve a churrasqueira com o lado já temperado para baixo e passe o restante da mistura na parte que ficou para cima.
Deixe dourar e vire para que o outro lado fique dourado também. Feito isso, retire da churrasqueira e sirva com os acompanhamentos que preferir!
Fraldinha tradicional na brasa
Você vai precisar de:
- 1 fraldinha
- Sal grosso a gosto
Modo de preparo:
Com a brasa já pronta, instantes antes de levar a carne à churrasqueira salgue todos os lados da fraldinha com o sal grosso. Com a grelha bem quente, doure a carne por 5 a 10 minutos em um lado e pelo mesmo tempo no outro.
Assim que retirar da churrasqueira, deixe descansar por 5 minutos e corte na direção contrária às fibras.
Fraldinha no espeto
Você vai precisar de:
- 1,5 kg de fraldinha
- Sal grosso a gosto
Modo de preparo:
Depois de limpar bem a carne, tirando o excesso de gordura, costure a carne no espeto, entrando por um lado e saindo por outro até que ela fique em formato de ondas. Tempere todos os lados com sal grosso.
Fraldinha recheada com queijo
Você vai precisar de:
- 800 gramas de fraldinha
- 5 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal a gosto
- 1 ramo de salsinha
- 300 gramas de queijo provolone
- Pimenta a gosto
- Papel celofane para churrasco
Modo de preparo:
Corte o queijo provolone em bastões e com uma faca bem afiada, faça furos na carne para recheá-los com o queijo. Utilize um processador para bater o alho, a cebola, o sal, o azeite, a pimenta e a salsa, formando uma pasta.
Tempere a carne por todos os lados utilizando a mistura de temperos que foi preparada e, em seguida, faça 4 voltas de papel celofane em volta da fraldinha. Embrulhe bem, fechando com cuidado as laterais. É importante que não fiquem buracos abertos e para isso, você pode amarrar os lados do papel celofane ou fechá-los com fita adesiva.
Leve para a churrasqueira, em uma distância de aproximadamente 40 centímetros do braseiro, que deve estar forte. Espere 20 minutos, vire a carne e deixe-a por mais 20 minutos.
Para finalizar, retire o papel celofane com cuidado e desça a carne para uma distância de 25 centímetros da brasa. Deixe dourar por 5 minutos de cada lado e estará pronta para servir.
Qual a melhor carne para assar na brasa?
Além da picanha e da costela, que são as rainhas da churrasqueira, cortes muito bons para assar na churrasqueira são a alcatra, a fraldinha, o contra-filé e a maminha.
Dica importante:
Quando for cortar a fraldinha ou cortes mais duros, não esqueça de fazer isso contra as fibras da carne. Isso vai ajudar a deixar o corte mais macio, pois as fibras ficarão menores e você não vai precisar mastigá-la tantas vezes.
Observação:
Além de ser uma ótima carne para ir na grelha durante um churrasco, a fraldinha também é uma boa escolha no preparo de caldos, carne moída e cozidos.
Referências
https://www.sociedadedacarne.com.br/blog/como-fazer-churrasco-de-fraldinha-perfeito
Leia também 10 formas para temperar peixe para churrasqueira