Um peixe assado na churrasqueira tem um sabor especial, além de garantir uma crocância superior em relação aos demais e aproveitar ao máximo o paladar da carne branca quando assada no fogo.
Para realçar sabores e despertar sensações, fiz uma lista com 10 formas para temperar peixe para churrasqueira que com certeza você precisa testar na sua receita.
Leia também 5 receitas de peixe assado recheado na churrasqueira
Alho, Sal e Alecrim
Essa forma de temperar é muito prática e barata para temperar qualquer tipo de peixe, destacando o robalo, anchova e atum. Para esta mistura, você pode espalhá-los de modo separado no peixe, um de cada vez, ou misturar todos e passar de uma só vez.
Se for misturar todos, é interessante colocar um fio de azeite, para dar liga e ajudar na hora de temperar.
Manjericão, sálvia, orégano e tomilho
Para quem aprecie a união de várias ervas, essa é uma opção muito interessante.
Misture o manjericão, a sálvia, o tomilho e o orégano e coloque todos dentro de um liquidificador. Após, basta bater no liquidificador todos juntos até deixar bem triturados.
Após, basta espalhar ao longo de todo o peixe, acrescentar um pouco de sal e deixar o peixe marinando por algumas horas antes de levar para churrasqueira elétrica. Como são ervas, recomenda-se este tempero quando houver sido o peixe embrulhado em papel alumínio.
Azeite, Alho Vinho branco seco e cheiro-verde
Essa é uma forma de temperar um peixe inteiro um pouco mais elaborada, mas com certeza valerá a pena o sabor final.
Primeiro, comece amassando 2 dentes de alhos, deixando pedaços bem pequenos, após, basta acrescentar 50 ml de azeite, 1 xícara de vinho branco seco e 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picadinho.
Com a mistura pronta e bem homogênea, você poderá espalhar na parte interna e externa do peixe, deixando na geladeira por 1 hora para marinar antes de levar para a churrasqueira.
Sal grosso, gengibre em pó e coentro
Essa é uma forma de temperar muito simples, versátil e também com um gosto mais forte.
São apenas 3 ingredientes: Sal grosso, 1 colher (sopa) de gengibre em pó e coentro picadinho a gosto. Esse tempero para ficar pronto requer que seja batido em um pilão ou até mesmo no liquidificador.
Pode ser colocado tanto na parte interna quanto externa do peixe, apenas leve em consideração para não colocar em excesso, pois é um tempero com um sabor mais marcante.
Tomilho, sal, cebola, pimenta-do-reino e alecrim
Este tempero é para realmente acentuar o sabor do peixe e deixar um aroma muito agradável, graças ao alecrim. Também é um tempero muito fácil de preparar e muito versátil na hora de temperar o peixe.
Neste caso, misture o tomilho, juntamente com o sal, a cebola picada, a pimenta-do-reino e alecrim a gosto. Atente-se que o alecrim tem um aroma bem característico, procure não exagerar na dose para não perder o gosto do peixe.
Com todos os ingredientes juntos, basta bater em um pilão ou liquidificador, acrescentando um fio de azeite para dar liga e ficar mais fácil de pincelar no peixe..
Deixe descansando na geladeira para que o tempero incorpore no peixe. Após, basta enrolar em papel alumínio e levar ao fogo.
Alho, cebola, salsinha, cebolinha, manjericão, limão e pimenta-do-reino
Este tempero é praticamente a união de vários outros temperos que já referi.
Note que você terá vários sabores e características próprias de cada elemento nessa mistura de ingredientes única, colorida e diferente.
Neste caso, pegue 1 dente de alho, 1/2 cebola, salsinha e cebolinha a gosto, 5 folhas de manjericão, suco de 2 limões, pimenta-do-reino em pó e suco de 2 limões. Acrescente todos os ingredientes no liquidificador ou até mesmo num processador e bata.
Como estes temperos são mais secos, deixe marinando por algumas horas, após convém que embrulhe o peixe em papel alumínio antes de levar ao fogo.
Manteiga e cheiro-verde
Este é um tempero ao mesmo tempo simples e bem diferente dos demais, acrescentando uma gordura na preparação do peixe, o que o deixará ainda mais macio e saboroso, garantindo uma textura única.
Em um pote misture manteiga, alecrim, manjericão, sal, pimenta e cheiro-verde, batendo bem para deixar homogênea a mistura. Com essa pastinha feita, pode ser espalhada tanto dentro quanto por fora do peixe.
Enrole bem o peixe em papel alumínio para este tempero, para evitar que fique pingando a manteiga no fogo e levantando labaredas. Deixe assando por aproximadamente 30 minutos em fogo médio e de modo uniforme, virando de tempos em tempos.
Suco de laranja, pimenta branca e azeite:
Esse é um tempero perfeito para o salmão, mas também serve para outros peixes, como o atum, anjo ou anchova.
Em uma grelha, estique o papel alumínio e coloque o peixe em cima. Agora, tempere com sal e pimenta branca. Em seguida, passe um pouco de azeite, ¼ de xícara de chá de suco de laranja coado e cebola a gosto.
Enrole bem o peixe com papel alumínio e leve para churrasqueira em fogo brando. Lembre-se que este tempero apresenta alta acidez na sua composição e temperos bem marcantes, então cuide para não queimar o peixe.
Recomenda-se que fique em fogo brando por aproximadamente 25 minutos. Após esse tempo, dê uma espiada entre o papel alumínio e verifique o ponto. Tome cuidado para o peixe não se desmanchar.
Cerveja e creme de leite
Agora, uma receita para os amantes da cerveja.
Recomendo o peixe pacu nesta receita. Limpe bem, tire a cabeça e faça alguns cortes na sua pele, após, tempere esses cortes com sal, pimenta e cerveja e deixe marinando na geladeira por no mínimo 06 horas.
Agora é a hora da grelha, abra o papel alumínio e coloque o peixe em cima, recheando com cebola e azeite e leve para o fogo, sem enrolar o peixe, apenas deixando o papel alumínio na base.
Após aproximadamente 45 minutos, acrescente creme de leite a gosto e retorne ao fogo, por mais 15 minutos, deixando o sabor entrar bem na carne do peixe.
Após, sirva com um limão de tempero extra.
Shoyo, Alho, Limão, Pimenta-do-reino e salsinha
Por fim, uma forma de tempero que lembra o sushi. Esta forma de temperar envolve o famoso molho shoyu, acrescente-o no liquidificador ou triturador, juntamente com 4 dentes de alho, 1 cebola, azeite, suco de 1 limão, pimenta, sal, cheiro verde e salsinha.
Leve em consideração que o molho shoyu traz um sabor mais marcante no preparo do peixe, requerendo maior atenção no preparo para não ficar muito forte. Destaca-se ainda que já contém uma boa medida de sódio, devendo ter atenção no sal.
Com o molho pronto, basta espalhar por todo o peixe e deixar marinando por aproximadamente 03 horas. Após, em uma grelha, enrole o peixe em papel alumínio e leve ao fogo por aproximadamente 40 minutos.
O que fazer para o peixe não grudar na churrasqueira?
Se você não estiver usando papel alumínio e deseja colocar o peixe diretamente na grelha, convém que pincele o peixe com bastante óleo vegetal ou azeite em ambos os lados, além de temperar com sal e pimenta.
Coloque a pele do peixe com o lado para baixo na grelha.
Outra dica interessante e que funciona, além de dar um tempero especial, é colocar um pouco de farinha de trigo em ambos os lados do peixe, evitando-se, com isso, que grude na grelha.
Referencias:
https://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/receitas-faceis/5-temperos-para-peixes/
https://www.receiteria.com.br/receitas-de-tempero-para-peixe/
https://www.dicasdemulher.com.br/como-temperar-peixe/
https://guiadacozinha.com.br/receitas/peixe-assado-na-cerveja/
https://www.receitadevovo.com.br/receitas/tempero-para-peixe-assado
Veja também 3 Formas de Pururucar na Churrasqueira